Espetáculos

:::Bandoleiros

Fruto do encontro entre músicos e poetas, o projeto Bandoleiros traz influências da musicalidade tradicional baiana e mineira de encontro ao rock, ao jazz ao funk, gerando uma sonoridade pop com ares de atemporalidade e universalidade.
 
Bandoleiros vem sendo concebido desde 2011, quando Mo Maiê, Tuca Costa, Osmar  Tolstói e Déi Ferreira se conhecem em Salvador e daí se inicia intenso processo de criação e pesquisa buscando nos fundamentos dos sambas de rodas, das cantigas de trabalho, dos terreiros de candomblé, dos desafios de repente, das congadas, dos jongos a matéria prima para a obra em sua totalidade. Um caminho musical que conecta Minas à Bahia e ao mundo. 
 
Completando o processo colaborativo de criação os músicos mineiros Ticopercuteria, Tiago Valentim e o baterista baiano Dom Lula Nascimento, que desenharam os arranjos rítmicos e trouxeram suas influências e particularidades para encorpar o som. 

Algumas composições foram gravadas em forma experimental de demo e podem ser conferidas nos links abaixo. 

O esperado álbum Bandoleiros oficial será gravado em 2015 e lançado no fim do ano. Aguardem novidades!













Vira Saia, Maracá
:::Maracá

O espetáculo Maracá é surpreendente por sua riqueza e diversidade musical e artística, aliados a elementos plásticos e cênicos contemporâneos.
Seu repertório, embasado em vários anos de pesquisa de ritmos da música popular brasileira e latina com a poesia popular de raízes nordestinas, gerou uma fusão entre linguagens artísticas, como a poesia, a dança, a performance e o vídeo, causando grande impacto sonoro e visual.
Suas composições passam pelos batuques negros, pelo rock, o blues, ijexá, música de raíz do sertão, rock e reggae numa harmoniosa sinestesia. O espetáculo Maracá foi idealizado pelo Grupo Vira Saia em 2011 e foi lançado em Ouro Preto (M.G. Brasil) contando com a colaboração de mais de vinte artistas atuantes na Região Mineira dos Inconfidentes, surpreendeu ao público e à crítica pela riqueza e diversidade musical e artística.

Maracá, foto de Lincon Zambietti
Atuando em Salvador, Bahia, desde 2012, o grupo Vira Saia desenvolveu novas composições musicais em parcerias com artistas e compositores baianos, sendo que tais composições foram incorporadas ao repertório original do espetáculo, que, cada vez mais, se enriquece em nuances sonoras e poético-visuais.
Em 2013 o Maracá circulou por várias casas de teatro de Salvador, contando com a participação de artistas e dançarinos residentes na capital baiana.

Maracá, Salvador 2013

O nome Maracá tem origem nas línguas indígenas latino-americanas. No Brasil, é uma espécie de chocalho que, agitado pelo pajé, enxota do corpo da vítima os espíritos malignos.


                                                    :::Pássaro de fogo:::

Com esse forte simbolismo cercando seu nome, Maracá é um verdadeiro mosaico de ritmos e influências sonoras e visuais. Tratam de questões do cotidiano e de situações relacionadas ao sagrado universal.





                                                  

Suas canções, totalmente autorais vão de batuques negros, indígenas, ritualísticos; do afoxé e do yjexá; do samba e das marchas de outrora; da música de raiz do sertão; do rock; do flamenco; da música indiana e do reggae.

O cenário do espetáculo é parte de uma instalação do  artista plástico mineiro Mamutte Felipe Saldanha.




                                                                :::Esse corpo é meu:::

As filmagens e gravações de áudio do espetáculo transformaram-se em um CD e DVD, ainda inéditos.

                                                                 :::A Santa Pau ôco:::

As fotografia oficiais do espetáculo foram feitas pelo fotógrafo Lincon Zarbietti. Você pode conferir algumas das fotos no flicker do fotógrafo no link:

http://www.flickr.com/photos/linconzarbietti/sets/72157626446166369/

"Espetáculo Maracá do Grupo Vira saia mescla cultura da região
O Grupo Vira Saia lançará o espetáculo “Maracá” no dia 1° de Abril, no Teatro Casa da Ópera em Ouro Preto. O espetáculo trará o lançamento de doze músicas compostas pelo grupo e contará com participação especial de músicos, atores, dançarinos e fotógrafos.
Sendo um dos grupos mais conhecidos da Região dos Inconfidentes, o Vira Saia já foi atração dos principais eventos regionais como: Carnaval de Mariana e Ouro Preto, Festival de Inverno, Fórum das Letras em Ouro Preto e diversas festividades. Com bastante animação para realização do espetáculo, o grupo pretende assim fomentar a realização de outros espetáculos coletivos na região."
Fonte: www.jornalpontofinal.com.br


Tuca Costa e Wellington


                                
Mônica Elias, Kastora e a dançarina Joana Wildhagen

KAstora, Tiago Valentim e a bailarina Luísa Xavier
Vista da Casa da Ópera, um dos mais antigos teatros da América Latina

dança de sombras


Dança de sombras, Mãe d´água


Mônica elias

O ator Winni em cena criada pelo diretor de cenas Mário Andrade

No tecido, a bailarina Lorena Fernandes

Vittório Avery, nas tablas
dança de sombras
A Casa da Ópera de Ouro Preto, com lotação esgotada

A artista Raíssa Geribello, responsável pela maquiagem do espetáculo
A dançarina Vanessa Almeida
Dança Afoxé

Ficha técnica:



Tuca Costa e Mônica Elias (Idealização e Composições)
Tuca Costa (Direção musical)
Mário Lutte (Direção de Arte e Cena) 
Elis Mira, Mônica Elias e Tuca Costa (Produção geral)
Mamutte Felipe Saldanha (Cenário)
Lincon Zambietti (Fotografia)
Douglas Aparecido, Luise Mariano, Rafael Pelluzo e Marcello Nicolato (Equipe de Filmagem)
Vicente Gomes e Xibiu (Iluminação)
Tuca Costa, Mônica Elias, Henrique Nolasco, Tiago Valentim, Kastora dos Anjos, André Scarabelotti, Vittorio Avery, Ciro Mendes, Maycon Juliano, Juliano Mendes, Carlinhos Antônio Meira, Isabela Rodrigues, Desirré (Músicos)
Joana Wildhagen, Vanessa Almeida, Luiza Xavier, Lorena Fernandes (Dançarinos)
Winny e Leandro Boi (ator e performer)
Zé Elias (narrador).



Nenhum comentário:

Postar um comentário