Oficinas Itinerantes

O Coletivo Vira Saia é uma rede cooperativa de criação artística que visa difundir e propagar a cultura e gerar interação entre artistas e comunidades. 

O Coletivo oferece oficinas de arte-educação para o público em geral e também para educadores com diferentes temas, carga horárias e valores acordados em conformidade ao público e ao evento.

Se você deseja realizar alguma da oficina em sua comunidade, entre em contato conosco pelo email virasaia@hotmail.com ou pelo facebook Vira Saia.

- Oficina de musicalização para crianças
- Oficina de construção de instrumentos musicais
- Oficina de confecção de xequerês: tecer a malha da vida
- Oficina de consciência corporal e canto
- Oficina de ritmos afro-brasileiros


Oficinas realizadas >>>>

2015
Do dia 23 a 27  de fevereiro de 2015 o Coletivo Vira Saia realizou em conjunto com  a Rede Fora do Eixo e o Sagarana Café Teatro as Oficinas Itinerantes: 
“Ritmos Afro-Peruanos”, ministrada pela percussionista argentina Mercedes Garrós;
“Personagens do Teatro Popular Nordestino”, pelo teatrólogo baiano Déi Ferreira;
“Literatura de Cordel”, pelo poeta e compositor Osmar Machado Jr que também ministrará a Oficina de “Ritmo e Poesia Popular Brasileira” com os músicos marianenses Mô Maiê e Tiago Valentim. 
 
Grito Educação Vira Saia  Grito Educação Sagarana 2015




- 2014
Oficina de construção de instrumentos

Oficina de ritmo & Poesia Popular brasileira: Osmar Tolstói & Vira Saia

Oficina Laboratório musical : Mô Maiê & Oyá Bumbá




- 2013

Batuque na Malunga: Vira Saia e Movimento Orgânico Imaginário

Oficina de máscaras brincantes: Oyá Bumbá & Vira Saia

Oficina de tecido acrobático. Lulu Costa   Rica & Vira Saia
- 2012

Realizado na cidade de Essaouira, Marrocos, no ano de 2012, o projeto “Tradições Afro-Musicais do Brasil e Marrocos” foi idealizado pelas artistas Mo Maiê e Ana Maria Fonseca, sob a direção do “Rose des Vents – Centre de Mouvimento Cultural” e do Coletivo Vira Saia e o patrocínio e apoio cultural do Programa Música Minas, da Aliança Franco Marrocaine de Essaouira, a Delegação de Cultura desta cidade. 
dezembro de 2012 o projeto realizou uma semana de intercâmbio e vivências intensivas entre ritmos brasileiros e marroquinos.
 
Mo Maiê & Vira Saia & Mouvement Culturel rose des vents

O Coletivo Vira Saia em parceria com o Sagarana Café Teatro promoveu oficina de pandeiros, com o facilitador Guilherme Salgado, vindo especialmente de Salvador, na Bahia para ministrar a oficina. A roda de estudos foi composta por músicos e interessados na arte do pandeiro. Foram estudados vários ritmos da música popular brasileira, com ênfase no samba de roda, afoxé e samba reggae, dinâmicas de grupo e exercícios de técnica.  Valeu, Gui pelas horas de estudos e convivência musical!
 

Oficinas Itinerantes Vira Saia


Guilherme Salgado, facilitador da Oficina de Pandeiro
roda de trocas de informações musicais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário