osmar tolstói em gravação |
Uma produção de um álbum (ou somente de uma música) se baseia em 5 etapas:
- Pré-produção.
- Gravação.
- Pós-produção.
- Mixagem.
- Masterização.
PRÉ-PRODUÇÃO
A pré-produção é a parte mais importante de todo o trabalho a ser feito.
De que adianta ir a um estúdio sem saber o que gravar? É por isso que na pré-produção você e sua banda (ou só você) irão decidir como criar o trabalho de vocês.
Na pré-produção que você escolhe o seu repertório, compõe as suas letras, escolhe os tons, os timbres. Resumindo, na pré é onde você faz a sua música e ensaia com a sua banda. Escolhe as guitarras, as baterias, os baixos e todos os instrumentos que serão utilizados na gravação.
Nessa parte o que vale muito é ter talento. Do que adianta uma produção maravilhosa se a música é péssima?
guilherme salgado, gravando! |
GRAVAÇÃO
Bem, agora que você já tem tudo pronto, toda uma ideia de como será a sua música, é hora de gravar.
Ao longo da gravação deverão surgir dúvidas ou idéias novas sobre o que introduzir ou retirar na música, isso é inevitável, mas é por isso que você fez a pré-produção, pois agora as suas idéias já estão mais maduras e você consegue perceber melhor o que pode ser melhorado.
Hoje em dia a gravação é feita em hd's, logo vale ressaltar que é de extrema necessidade ter um hd de backup, pois se algo der errado, bye-bye tudinho.
Depois de ter comprado 2 hd's (sendo um pra backup), esta na hora de agendar as gravações.
Neste ponto fica a critério da banda, dependendo de como é a sua música. Normalmente se grava a base de todas as músicas, onde todos tocam juntos, como em um ensaio. Nisso você pode marcar uns 2 a 3 dias. Depois começa a gravar os instrumentos separados, primeiro a guitarra base, e depois solo, ai vem o baixo, teclado, bateria etc e tal. Se for só esses instrumentos, pode agendar ai uns 4 a 5 dias. Depois vem o vocal, então pode ser uns 2 dias. Como na pré já foi definido os arranjos, timbres, instrumentos, e coisa e tal, as coisas deverão ser tranquilas.
tuca costa e fávio bastos no estúdio, em salvador |
PÓS-PRODUÇÃO
A pós é uma parte de extrema importância, pois é ela que dá aquela "arrumadinha" na sua música.
As vezes alguma parte da musica a guitarra ficou mais baixa, ou a bateria ficou alta demais, uma passagem ficou rapida demais, ou até uma nota errada que passou desperçebida na gravação, e é na pós que vc ajusta tudo isso, deixando todos os instrumentos com o volume correto para a mixagem. Sem contar que hoje em dia existem programas que afinam a voz, deixando ela toda bonitinha. Isso não quer dizer que você pode colocar um Beavis ou um Butthead pra cantar. Mas é sim uma ferramenta muito importante.
Durante a pós você pode ajustar a distorção da guitarra, e sem dúvidas alguma, limpar os ruídos que por alguma razão vazou na gravação. É na pós que você vê as melhores partes que serão utilizadas na mixagem. Por exemplo, se o refrão de uma música é repetido 3 vezes, você escolhe a que ficou melhor e copia para as outras 2 partes. isso vale pra voz, guitarra, baixo, bateria, enfim, pra todas as partes que possam se repetir. Mas a escolha da melhor gravação não se aplica somente às partes que se repetem, obviamente, pois com certeza você terá gravado mais de uma vez a mesma música, aí por exemplo você escolhe em quais das gravações a intro ficou melhor.
Quanto melhor for feita a pós produção, mais facil ficará pra ser feita a mixagem.
MIXAGEM
Na mixagem, todos sabem, coloca um efeitinho aqui, outro ali, e coloca tudo no seu lugar.
Você pode decidir em colocar um reverb na bateria, na voz, ou até adicionar uns sons diferentes na música. Pode escutar os albuns de hoje em dia e ver que há muitos efeitos dos quais são feitos na pós-produção, alguns sons diferentes etc e tal.
Normalmente se usa mais uns reverbs em bateria e voz, no baixo não se faz muita alteração, a não ser em casos que ela ganha mais destaque, e na guitarra o mais dificil já foi escolhido na pré-produção, como timbre, distorção, qual amplificador usar etc e tal.
Como você vai colocar a sua música fica a seu critério. Algumas pessoas ajustam primeiro a bateria, pra ter um sentido melhor do tempo. Depois o baixo, a guitarra e por ultimo a voz. E depois que vc escutar toda a sua música, ver que tudo esta corretamente no lugar, tudo pronto, certo? Errado.
Se tem uma coisa importante e de certa forma difícil na mixagem é a localização panorâmica. Achar a melhor forma de utilizar a pan é de extrema importância pra que a sua música ganhe um pouco mais de "vida". Colocar tudo no centro pode ficar meio estranho, por isso é bom fazer testes sempre, ficar alterando até achar uma localização pra cada instrumento que te agrade melhor. Depois é só enviar pra masterização.
MASTERIZAÇÃO
A masterização se baseia nas seguintes etapas:
- Colocar as músicas na ordem em que elas aparecerão no álbum.
- Acertar os volumes entre as músicas, para não haver mudanças de uma musica pra outro.
- Colocar o número do ISRC (International Standard Recording Code ou Código de Gravação Padrão Internacional) em cada faixa.
- Correção e equilíbrio de equalização, compressão, etc e tal.
- Acertar os finais de músicas, como os fade outs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário