Durante 10 dias em dezembro, Mônica Elias, cantora do grupo Vira Saia vivenciará uma residência
artístico-musical em Essaouira
(Marrocos), com a finalidade de fazer um intercâmbio musical
intensivo entre a música brasileira e a música Gnaoua.
Essaouira, cidade portuária sob o Atlântico, possui a mais importante reunião de músicos Gnaouas de todo o Marrocos; em sua décima quinta edição, também sedia o Festival de Gnaoua e Músicas do Mundo.
A proposta é: facilitarei oficina de ritmos brasileiros aberta à comunidade (com foco no congado, maracatu e afoxé) e participarei de oficina de ritmos Gnaoua.
Durante as oficinas criaremos em conjunto com os artistas e oficinandos um pequeno espetáculo buscando a fusão da música e da dança brasileira e Gnaoua marroquina.
A residência tem o apoio do Programa Música Minas (www.musicaminas.com), que contemplou através de seleção feita a partir do edital de Intercâmbio, uma passagem de ida e volta ao Marrocos à Mônica. Quem quiser conhecer mais sobre o edital, basta visitar o site. É uma ótima oportunidade para o músico mineiro levar sua música para todos os cantos do Brasil e do Mundo.
Além do apoio do Programa Música Minas, a residência conta com parceria cultural com o Wind Rose - Center of Cultural Movement (Centro de Movimento Cultural Rosa dos Ventos) e da Alliance Franco-Marocaine de Essaouira. Para preparar a comunidade para a oficina de ritmos brasileiros e a criação do espetáculo, a artista mineira Ana Maria Fonseca, residente em Essauira, deu início a ateliês de música, onde já está
passando com pessoas interessadas da comunidade alguns dos ritmos que
serão estudados nas oficinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário