sábado, 1 de dezembro de 2012

lila xirê


As oficinas que farão parte da residência artística em Essauira, no Marrocos, acontecerão nos dias 5,6 e 7 de dezembro, no Bastion (Borj Bab Marrakech).
A oficina de música afrobrasileira será ministrada pela cantora do Vira Saia, Mônica Elias. As oficinas de cultura e música Gnaoua serão ministradas pelos músicos souiris Aziz, Halid e Limini, e serão destinadas à todos da comunidade que desejam descobrir mais sobre a história do Gnaoua, suas danças, ritmos e cantos.  
A residência e o intercâmbio serão realizados com o apoio do Programa Música Minas, a Alliance Franco Marrocaine d´Essaouira, realização de Vira Saia Produções e Centro de Movimento Cultural Rosa dos Ventos.
A proposta é criar pontes musicais entre a  música gnaoua, seus paralelos e similaridades com a música afrobrasileira. Os instrumentos utilizados, os ritmos, as entidades espirituais, suas particularidades e o poder da música para a criação do estado de transe em seus adeptos.  A Confraria dos Gnaouas possui (assim como os grupos de congado mineiro, por exemplo) um passado de escravidão e música e trazem consigo uma tradição mística animista de origens similares à Santeria cubana e ao Candomblé brasileiro. 
Ao final das oficinas, a partir dos resultados alcançados, será criado o espetáculo "Lila Xirê", que representa a fusão, integração artística entre as tradições afro-musicais do Brasil e Marrocos, ricas em música, danças, cores, cantos e mistérios. Lila ( em árabe noite) e Xirê (da língua Yorubá, significa brincadeira): a Brincadeira da Noite é um musical de fusão cultural e ritualística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário